Há algum tempo atrás, ao pensarmos em um escritório de advocacia nos vinha à cabeça aquela imagem de uma sala antiga com móveis em tons sombrios e repleta de livros empoeirados, um arquivo repleto de pastas mal organizadas, uma secretária mal-humorada que é responsável pela limpeza, por atender o telefone, servir o cafezinho, pagar contas e etc, um advogado atento e cauteloso, porém carrancudo. De lá pra cá, o mundo mudou, os clientes mudaram e você?
Chegou o momento de se reinventar!
Ok, mas então como criar um plano de negócios para tornar o escritório de advocacia um empreendimento de sucesso?
Primeiramente é importante reforçar que não se trata de inovar o Direito, o trabalho intelectual em si, pois esse é fundamental para o sucesso do escritório e deve ser tratado como prioridade. O que mudou e necessita de inovação imediata é a administração/gestão do escritório.
Para a criação de um plano de negócios básico é necessário focar em disciplinas do universo da gestão e da administração, como finanças, tecnologia da informação e marketing. Não importa o tamanho do escritório, se as áreas de tecnologia e marketing jurídico forem subutilizadas, o escritório estará fadado ao insucesso, pois não terá ferramentas competitivas capazes de superar o concorrente.
"Trabalhe o seu negócio, e não em seu negócio”. Michael E. Gerber (O Mito do Empreendedor)
Essa frase significa: MUDE, acompanhe as mudanças do seu cliente e adapte-se. Um empreendimento de sucesso precisa evoluir constantemente.
Faça reuniões de Brainstorming com a equipe, participe de associações e entidades de classe que congreguem seus principais clientes alvo, desenvolva parcerias com outros profissionais. Olhe para o futuro e deixe a imagem do advogado carrancudo e de escritório ultrapassado para trás!
Não relute em mudar sua postura em relação às tarefas diárias, trace seus planos e metas e não permita que antigas atitudes enterrem seu escritório, afinal você tem um concorrente de peso: Conhece o Dr. Google?

Parabéns pela iniciativa! Muito bom... bjs Adriana
ResponderExcluir