10/07/2014

Adeus Hexa e obrigada por nos deixar grandes lições.

Não, eu não serei mais uma a julgar, apontar culpados e muito menos analisar a atuação do Brasil no jogo de terça. Estou longe de ser uma especilista em futebol, mas sou Brasileira e, como todos os demais, não esperava um resultado desse. Acontece que um jogo é muito parecido com a vida e por isso eu venho fazendo comentários sobre as lições que estamos tirando com essa copa do mundo.

Hoje não será diferente. Desde pequena aprendi que temos que devemos enxergar a parte boa de toda história. E por pior que pareça, essa história que vivemos pode servir como reflexão para a nossa vida.

O que eu vou falar não é nenhuma novidade. Tenho batido nessa mesma tecla há algum tempo, mas vamos aproveitar esse momento para refletir que lições aprendemos com o Jogo Brasil x Alemanha: 

1 - A importância do recrutamento
A importância da sintonia em um time é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Fazer a seleção para uma vaga envolve muito mais do que apenas a leitura de um currículo e uma boa entrevista. Existem vários fatores que precisam ser analisados e é exatamente ai que as empresas perdem a grande oportunidade de jogar com um time vencedor.

Quando você contrata alguém que não tem o perfil da sua equipe, da sua empresa, duas coisas podem acontecer: Essa pessoa pode contaminar os demais e sua equipe perder a sintonia, ou simplesmente não conseguir acompanhar o ritmo. Com isso, esse profissional ficará desmotivado rapidamente e isso implicará no resultado final. Você terá um profissional que não rende o que você espera e estará pagando por isso.

Além disso, já parou para analisar quanto tempo é gasto na seleção para uma vaga? Quantas coisas você poderia resolver ao invés de fazer algo que não é sua expertise

Criar uma política de RH pode ser uma grande saída para evitar os famosos "cabides" e pedidos de amigos e familiares que surgem a todo tempo. Além disso, com uma política clara e objetiva você já excluirá da sua seleção pessoas que não são compatíveis com o perfil da equipe.

2 - Planejamento
Essa é uma palavra bem ampla, mas que não pode ficar de fora do nosso dia a dia. Planejar é, dentre outras coisas, prever que algo pode não sair como esperamos e precisamos estar preparados. E como nos preparamos? Como você sabe se a sua equipe esta capacitada para sobreviver a um momento de caos?
Perceba que o planejamento deve conter além da preparação, motivação e a análise se o que esta sendo planejado vai ser executado como esperado. 

3 - A esperança pode matar
Apostar que ganharíamos a copa baseado no fato que tínhamos uma torcida motivada, um atacante renomado e um técnico experiente foi um grande erro. Se você espera que seu resultado seja conquistado exclusivamente por fatores externos, esqueça. O seu time precisa estar motivado e capacitado para tal.

3 - Ter atenção ao mercado
Em algumas situações, teimosia definitivamente não traz bons resultados. Se o mercado está "avisando" que a área que é sua especialidade vai ter problemas, ligue o alerta, escute, reflita sobre uma possível mudança/adaptação, aja.

4 - Não apoie seu resultado em apenas uma pessoa
Se você é a única pessoa que traz bons resultados e clientes para sua empresa, você corre um sério risco de ter prejuízo. E quando falamos em prejuízo, nunca pensamos que ele pode ser tão grande, humilhante, vexatório como um 7 x 1. 

Já pensou se você sofrer um acidente, ficar doente ou quando precisar de férias por um tempo maior? Como as coisas funcionam no seu Escritório/Empresa sem você?

Já vi  muitas equipes enfrentarem problemas sérios por perda de um profissional que recebeu uma proposta para trabalhar em outro lugar e, de uma hora pra outra, deixou a empresa. Em um dos casos, o sócio da empresa era tão acomodado que não se preocupou em fazer com que esse profissional treinasse outras pessoas. Conclusão, após sua saída, os projetos foram abandonados, alguns clientes não enxergavam potencial na equipe que ficou e também deixaram a empresa.

A copa chega ao fim nos deixando grandes lições e, na minha visão, a que fica mais evidente é que além de Técnica e Amor é preciso Profissionalismo para vencer!

Abraços,
Ana Paula Corrêa.

Um comentário:

  1. Além de técnica, amor, profissionalismo, é necessário equilíbrio emocional.
    No futebol e nas empresas, assim como na guerra, o vencedor é aquele que se prepara para lutar e o resultado do lutador é vencer ou perder. Nossa seleção não estava preparada para o embate, assim como a maioria dos nossos liderados nas empresas e escritórios. Não basta recrutar talentos sem integrá-los a uma equipe. E não basta integrá-los sem prepará-los, orientá-los para o jogo de grupo, taticamente, estrategicamente e principalmente psicologicamente. Mais importante do que ganhar sempre, é saber perder com dignidade e saber que a batalha foi triunfante. Faltou isso em nossa seleção, falta isso em nossos escritórios e empresas.... Você, como líder, sabe integrar sua equipe e treina-la para não sucumbir à pressão? Como você lida com a pressão? Sinto em dizer que assumir a responsabilidade não basta e não dignifica nenhum líder de grupo. Os meios sim justificam os fins! Quem dirá os meios de campo... Parabéns, Paula, pelo excelente artigo! Abraços a todos

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