05/11/2010

Escritório ou Empresa?

No intuito de ser um diferencial no mercado de trabalho, os escritórios de advocacia estão procurando formas de se especializarem cada vez mais. E essa especialização não é apenas voltada para a carreira jurídica, e sim, para a gestão de pessoas e processos (procedimentos).

Hoje, os escritórios já enxergam a necessidade de se organizarem internamente e já percebem que é imprescindível se portarem como verdadeiras empresas, grandes ou pequenas, não importa, mas com capacidade de administração do todo.

Na minha opinião, essa mudança é extremamente visível nos escritórios que atuam na advocacia de massa. Para que o escritório possa realmente se sobressair, ele precisa, dentre outras coisas, criar mecanismos que demonstrem o seu diferencial.

Por óbvio que essa transformação requer tempo e dedicação, pois o escritório deixa de ser apenas um escritório de advocacia para tornar-se uma empresa com departamentos organizados e independentes capaz de atender o seu cliente de forma integral (em todas as áreas).

Quando os sócios começam a pensar como empresas, automaticamente veem a necessidade de investir primeiramente na gestão da equipe, que será a responsável por fornecer relatórios gerenciais necessários ao marketing do escritório.

Outra questão muito importante é o software utilizado pelo escritório, pois ele será a principal ferramenta para a elaboração dos relatórios. Logo, uma das premissas para a apresentação de relatórios consistentes e confiáveis é que o sistema interno esteja alimentado de forma correta e completa, mas isso será tema de outro post.

Todas essas ferramentas são vitais para o crescimento e amadurecimento do escritório de advocacia.

Obrigada e até a próxima!

Abraços,

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