01/04/2013

Mitos do Marketing Jurídico

Olá,

A primeira grande barreira quando falamos de Marketing jurídico é o Orçamento. É muito comum ouvirmos de sócios de escritórios que não possuem condições financeiras para investir em Marketing e essa avaliação pode ser o grande erro do escritório.

Nesse primeiro post, vamos falar um pouco sobre os maiores mitos do Marketing Jurídico, que prejudicam diretamente o seu negócio:

  • Meu escritório é muito pequeno, não tenho como fazer Marketing Jurídico- Se você continuar pensando assim, daqui a pouco tempo não terá como concorrer com ninguém, pois não conseguirá crescer e com o tempo acabará fechando as portas. Lembre-se que a principal ferramenta do marketing jurídico é o capital intelectual, logo, você não precisa ter um grande escritório para expor seu conhecimento e suas opiniões.
  • Não tenho dinheiro para gastar com Marketing - Muitas pessoas cometem o erro de colocar o marketing como custo e não como investimento. Marketing é planejamento! É preciso saber exatamente no que será investido, para que tudo funcione como planejado.
  • Não possuo tempo para fazer Marketing - Você gasta todo o seu dia nos prazos, audiências e atendimento ao cliente e não encontra tempo para o marketing jurídico. Olhando por outro lado, você não tem tempo disponível para novos clientes, certo? Podemos perceber de imediato que falta algo essencial no seu escritório, planejamento! Planejando suas atividades e delegando tarefas, você conseguirá dar foco às novas oportunidades. O futuro do seu escritório depende dessa atitude! 
  • Já possuo experiência suficiente - A resistência às mudanças prejudica, e muito, o crescimento dos escritórios. Ter experiência no seu negócio é fundamental, mas saber ouvir e trocar informações tornou-se essencial, portanto, você terá sempre o que aprender. Não se feche para as inovações!
  • O marketing viola a ética profissionalO Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB possui um capítulo específico para tratar das questões de publicidade. Esse assunto também é tratado no Provimento 94/2000. Resta claro que existem restrições para uso da publicidade, mas em nenhum momento a OAB veda essa questão, pelo contrário, todas as permissões estão claramente descritas, permitindo que o advogado pratique o Marketing Jurídico.
  • Clientes não gostam de advogados que ficam importunando - Com certeza se você ficar ligando para um cliente sem parar e sem saber o que oferecer, você não estará só importunando, mas poderá ter o nome do escritório riscado da lista do cliente de uma vez por todas. A primeira coisa a ser feita é saber o que oferecer para cada um dos seus clientes. Se o seu escritório possui uma solução inovadora para uma empresa, ela só poderá avaliar o seu trabalho se você entrar em contato, certo? Lembrem-se que pessoas e empresas precisam de outras pessoas e empresas com soluções eficazes para os seus problemas!
  • O Marketing é a solução dos meus problemas - Se você possui uma equipe de marketing excelente, mas na hora que um possível cliente entra em contato com o escritório ele for mal recebido pela sua secretária, dê adeus ao seu contrato. Cuide do seu escritório como um todo. O Marketing é muito importante, mas o essencial é que todas as áreas do escritório funcionem adequadamente. Assim, o marketing será apenas o reflexo positivo do bom trabalho que é executado por você.

Deixe de lado os mitos e mãos à obra! Com certeza há muito o que fazer pelo crescimento do seu escritório!

Abraços e até a próxima.

2 comentários:

  1. Olá Dra. Ana Paula Correa,

    Parabéns pelo excelente artigo, muito pertinente.

    Gosto de disseminar através de artigos, recentemente lancei um e-book gratuito sobre o tema.

    http://marketing.juscoach.com/marketingjuridico


    Grato!

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    1. Olá Dr. Erik, muito obrigada!

      Já li o seu material que também é muito bom. Continuaremos falando de Marketing Jurídico durante esse mês. Sinta-se à vontade para contribuir!

      Abraços,

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