22/02/2011

A utilização de software jurídico em escritório de contencioso de massa

Olá,


Nesse post vou falar um pouquinho sobre a importância do escritório possuir um sistema de controle e acompanhamento de processos próprio, ou seja, diferenciado daquele que o cliente exige.


Certa vez visitei um escritório que gerenciava mais de 3000 processos do contencioso de massa de uma empresa e, questionei qual era o sistema que eles usavam e como era feita essa alimentação. A resposta que obtive foi: nós controlamos tudo pelo excel!

Nada contra o excel, ok pessoal? Mas, sabemos que a grande maioria dos advogados não domina muito bem planilhas, quanto mais criá-la com o recurso necessário para fornecer todas os dados que podem ser solicitados pelo cliente a qualquer momento...


Ultrapassado o meu primeiro susto, pedi para ver a planilha. Era uma planilha simples, destinada ao controle de prazos do escritório e só. Digo "e só" porque ao meu ver, o escritório pode e deve controlar muito mais do que apenas prazos processuais, até porque, isso qualquer advogado faz e o escritório esta sendo pago pra isso, certo?

Existem diversos controles que são essenciais para o escritório destacar-se nesse mercado competitivo. Possuir um software jurídico é uma forma de gerenciar e armazenar essas informações de forma prática e assertiva.



O grande segredo do software é que ele deve ser alimentado com o máximo de informações possíveis, pois quanto mais completo, maior o número de relatórios passíveis de extração, consequente, maior a possibilidade de marketing do escritório.

Muitos softwares já possuem uma versão virtual, que permite o acesso por qualquer máquina e é gerenciado através de permissões fornecidas aos usuários.

Então, o software jurídico é a solução para os problemas de gestão do escritório? não!

Antes de escolher o software é imprescindível conhecê-lo bem, definir como será a alimentação das informações e treinar as pessoas para a utilização correta. Verificar que tipo de informações o escritório pretende gerar para o cliente também é muito importante nesse momento.

É necessário também avaliar se o software possui outros gerenciadores, como por exemplo, financeiro, documentos, contato com o cliente, entre outros.

O software pode ser fundamental para o gerenciamento de processos e procedimentos, marketing jurídico, gestão de pessoas e contas, porém é necessário um estudo prévio e investimento em treinamento para que a "mágica" funcione.

Abraços e até a próxima!

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